áreas de
INTERVENÇÃO

Cirurgia Oral

Área da medicina dentária que inclui todos os procedimentos cirúrgicos efectuados na cavidade oral. Engloba um campo muito vasto de procedimentos que inclui desde uma extracção simples, a uma extracção de um dente incluso, cirurgia periodontal e endodôntica, exérese de quistos, biópsia de lesões dos tecidos moles da boca, entre outros.

Endodontia

A endodontia ocupa-se das patologias que envolvem a polpa dentária, (conhecida vulgarmente por nervo) e das lesões consequentes nos tecidos circundantes às raízes dos dentes. Permite através do tratamento endodôntico (desvitalização) preservar um grande número de dentes, evitando assim a extracção.

Dentisteria

É a área da medicina dentária que se dedica não só ao tratamento de cáries como também à restauração de dentes com o objectivo de melhorar a estética e a função.

Periodontologia

Área da medicina dentária que trata das doenças relacionadas com os tecidos que envolvem e suportam os dentes, como o ligamento periodontal, a gengiva e o osso alveolar (tecidos periodontais).

As periodontites são patologias infecciosas que se podem tornar crónicas e levar à perda de dentes por falta de suporte e consequente mobilidade dentária. O tratamento consiste essencialmente no controlo de placa bacteriana através das destartarizações complementadas com raspagem e alisamento radicular. A fase cirúrgica do tratamento periodontal pode completar a eliminação da placa bacteriana, criar condições para a remoção desta pelo paciente, ou reconstruir os tecidos periodontais de modo a diminuir a sua acumulação.

Outra área da periodontologia é a cirurgia plástica periodontal e a cirurgia de reconstrução de tecidos. Muito associadas à implantologia fornecem soluções para a otimização da estética gengival.

Medicina Oral

Área da medicina dentária que estuda o diagnóstico e tratamento das patologias da cavidade oral. Foca-se sobretudo nas patologias dos tecidos moles como língua, mucosas, etc.

Ortodontia

Área da medicina dentária que se dedica à correcção do mau posicionamento dentário e dos maxilares. Pode ser feita em crianças e em adultos. Tem como objectivos melhorar a estética facial e o sorriso, alinhar os dentes para facilitar uma melhor higienização e dar estabilidade ao aparelho muscular e à articulação temporo- mandibular proporcionando melhor eficácia mastigatória. Quando a discrepância está presente a nível das bases ósseas, na criança, pode direccionar-se o crescimento com aparelhos ortopédicos para facilitar um bom equilíbrio entre os maxilares. Em adultos poderá ser necessária cirurgia ortognática para além do tratamento ortodôntico.

Odontopediatria

Área da medicina dentária que trata dos problemas orais e dentários na infância e adolescência. É uma área multidisciplinar centrada na medicina dentária preventiva e no acompanhamento do desenvolvimento do aparelho estomatognático estabelecendo uma relação especial com a ortodontia.

Oclusão

A área da oclusão trata dos problemas relacionados com a forma como os dentes superiores e inferiores ocluem (contactam) entre si, assim como das patologias musculares e da articulação temporo-mandibular associadadas. Dedica-se às disfunções temporo-mandibulares resultantes por ex. do bruxismo (ranger os dentes) como também a alterações oclusais resultantes da ausência de dentes.

Implantologia

Área da medicina dentária que trata da colocação cirúrgica de implantes endo-ósseos e das próteses colocadas sobre eles.

Os implantes têm como finalidade substituir dentes ausentes. Funcionam como "raízes artificiais", sendo constituídos de titânio e formando com o osso onde estão inseridos uma união biológica. Após o tempo de osteointegração (cicatrização) são colocadas sobre eles coroas, pontes ou próteses, fixas ou removíveis. A sua colocação é feita sob anestesia local e são a opção reabilitadora que mais se aproxima dos dentes naturais.

Prótese fixa

Consiste na restauração de dentes utilizando coroas, facetas ou incrustações ou na substituição de dentes ausentes através de pontes sobre dentes. Têm também como finalidade melhorar a resistência de um dente endodonciado ou com uma restauração muito extensa e melhorar a estética de um dente com alteração de cor ou forma.

Prótese removível

Consiste na reposição de dentes perdidos e tecidos adjacentes através de uma prótese planeada para ser removida pelo paciente, pemitindo repor a estética, a fonética e a eficácia mastigatória. Podem ser esqueléticas ou acrílicas, parciais ou totais. Podem ser suportadas por mucosa, dentes e/ou implantes.

Estética dentária

O conceito de estética dentária abrange várias áreas da Medicina Dentária e não só; refere-se a um tipo de abordagem do plano de tratamento em que a estética é o objetivo. Alguns dos procedimentos mais associados a este conceito são a colocação de facetas de cerâmica, o tratamento ortodôntico, o branqueamento dentário, a cirurgia plástica gengival, a remodelação do volume labial.

Branqueamento dentário

Conjunto de procedimentos que visa a obtenção de uma tonalidade mais clara para os dentes.